Contar história do seu negócio é mais do que simplesmente colocar algumas datas em uma linha do tempo com algumas imagens bonitas. Sua história deve ser vista como um ponto diferencial do seu produto/serviço.

Ela também é uma oportunidade de parar um pouco de falar porque o seu produto é melhor, para então, falar um pouco sobre os valores reais do seu negócio.
Existem diversas maneiras de contar sua história de uma forma envolvente. A narrativa deve ser montada com seu público alvo em mente para maior impacto. Nesse texto vou contar cinco formas interessantes de compartilhar a história do seu negócio on-line.

1- Revele sua história

Sua empresa foi fundada um propósito e esse propósito não era simplesmente ganhar dinheiro.

O objetivo principal de um negócio é resolver um problema do seu cliente. Uma das formas de contar sua história é simplesmente revelar a causa ou motivo pelo qual seu negócio foi fundado. Responda perguntas como?

Porque criamos esse negócio?

Como nos adaptamos ao mercado?

Em que necessidades nos concentramos?

Como expandimos e crescemos para atender as necessidades de nossos clientes?

Ao construir uma história, pense sempre no seu público alvo e revele os valores da sua empresa. Mostre como seu foco em resolver as necessidades do seu cliente impulsionaram o seu negócio. É um método convincente de mostrar para seus clientes como eles são importantes para o seu negócio.

2- Mostre os fundadores

Muitas empresas, seja ela B2B ou B2C, são construídos por impulso, paixão e espírito empreendedor dos seus fundadores. Somos obcecados por ouvir a histórias de como empresários bem-sucedidos foram impulsionados por paixão, visão, e de como isso levou à inovação e tecnologia.

Contar a história da sua marca, com um fundador no centro dessa história, é uma maneira mais impactante de criar um conexão emocional com seu público e clientes. Responda perguntas como:

Qual é o seu conhecimento ou experiência que levou a fundação da sua marca?
Qual evento o fez fundar sua empresa?

Qual a visão ou propósito do seu negócio?

Como você interage com seus clientes?

Quais são seus principais valores?
Apresentar o rosto e personalidade dos fundadores ao lado da marca a torna memorável. Todos associamos Steve Jobs à Apple, Bill Gates à Microsoft e Elon Musk à Tesla. Sua marca se torna uma entidade corporativa muito mais confiável. Isso é atraente na visão do seus clientes e consumidores, assim como para outros negócios.

3- Construa uma linha do tempo.

Mostre grandes eventos e realizações na história da sua marca. Isso é ideal para resgatar a lembrança de seus clientes e criar vínculos com o mercado. Mostrar esses eventos também é uma ótima maneira de contar a história da sua marca.

Uma representação visual desses eventos organizados em uma linha do tempo é uma maneira fácil e atraente transmitir sua história. Responda perguntas como:

Que inovações vocês trouxeram para a indústria?

Que ações os tornaram pioneiros em uma tecnologia ou serviço?

Que prêmios vocês ganharam?

Quais foram os períodos significativos de crescimento que vocês passaram?

A medida que você constrói sua linha do tempo (que não precisa ser extensa) pense nos eventos e realizações que criaram credibilidade com seu público e estabeleceram autoridade no mercado.
O seu marketing deve sempre incluir o público como participante ativo na narrativa da sua história.

4- Lembre-se de seus clientes

Pense dessa forma, sem clientes há não negócio. Essa é uma verdade simples E pura. Para qualquer empresa, os clientes são essenciais para construir o negócio e marca. Suas necessidades dão forma a um serviço, oferta e constrói seu produto. No B2B, é preciso ter em mente que a relação não é simplesmente cliente e fornecedor, ela é uma parceria.

Uma maneira legal de contar as história recorrer aos seus clientes e a essas parcerias. Mostre como sua empresa fornece soluções necessárias para outras empresas e conte sua história contando a história de seus clientes. Responda perguntas como:

Quais são os problemas que ajudamos a resolver?

Quais casos específicos causaram um impacto significativo para meu cliente?

Como ajudamos nossos clientes a serem bem-sucedidos?

Porque nossos valores impactam positivamente a vida de nossos clientes?

Seu cliente quer saber o que você traz de bagagem para uma parceria e os valores que sua marca representa. Uma história cativante é contada por parceiros e clientes reais demonstrando soluções inovadoras.

5- Caracterize seus funcionários

Sua empresa pode não ter uma história extensa ou muitos estudos de caso. Mas na maioria das vezes tem funcionários. Seus funcionários são personagens essenciais da sua marca. O trabalho deles regem a história do seu negócio. Crie sua história ao redor deles, seja nas suas atitudes ou melhores momentos. Pensei em responder essas perguntas:

Como seus funcionários representam sua marca?

Que atitudes seus clientes mais valorizam em seus funcionários?

Que tipo de comportamento promove sua marca?

Que tipo de feedback positivo você já recebeu de um cliente sobre um colaborador?

Assim como o foco nos fundadores é importante, focar nos empregados também coloca uma cara humana em sua empresa e organização.
Você passa de ser apenas uma companhia que vende um serviço e uma solução para se tornar um parceiro relevante em mercado cheio de desafios e fornece soluções customizadas com uma cara amiga

Considerações finais

Quando o assunto é marketing, a sua história é a sua chance de criar uma conexão com sua audiência e de fortalecer essa relação com seus clientes. Não deve ser algo que você tenha que pensar para falar sobre.

Na visão do seu cliente, ela deve porque ser o porquê ele deve você deve escolher sua marca, produto, serviço e trabalhar com você. Use sua marca e sua história para atrair e engajar clientes.

Seja genuíno e construa a história da sua marca e de forma atraente. Conte de forma a fazer pessoas e clientes quererem saber mais e mais sobre ela.

Precisa de ajuda criando a sua história? Agende uma consultoria personalizada no link abaixo e eu terei o prazer de ajudá-lo.

Se você se inspirou e já fez a história do seu negócio, conte ela para a gente nos comentários, a prática de contá-la e qualquer tipo de feedback externo irá torná-la ainda melhor.

As ideias desse post foram inspiradas pelo texto de Bop Design

Pin It on Pinterest