As 4 diferenças entre os profissionais que dominam seus mercados e vendem todos os dias daqueles que sofrem para conquistar clientes.

por | out 21, 2019 | Atração de Clientes, Conversão de Clientes, Estratégia Digital, Mentalidade de Sucesso

Chances são que se você não controla bem algum desses 4 pontos, você provavelmente não tem um negócio que gera os resultados que você gostaria e nem que te da a satisfação, a segurança e a qualidade de vida que você esperava.

Você é um profissional com dificuldade para ganhar tração nas suas vendas?

Se sim, então o texto abaixo pode te ajudar.

Ao longo do tempo eu conheci pessoas muito competentes e com habilidades e que realmente podiam fazer a diferença na vida de outras pessoas.

E elas sabiam disso. 

Elas eram apaixonadas pela ideia de vender seus serviços e ajudar outras pessoas.

O maior desejos delas era “viver” dessa paixão.

E buscando esse sonho elas se tornam profissionais independentes e abriram seus próprios negócios.

Elas investiram centenas de horas e muito dinheiro para desenvolver essa habilidade ou conhecimento. A maioria delas eram extremamente capacitadas.

Mas mesmo assim, a grande maioria acabou desistindo desse sonho ao longo do tempo.

E eu normalmente ouço as mesmas desculpas para explicar os motivos pelos quais o negócio delas acabou não dando certo.

  1. O mercado não estava bom.
  2. Eu não tinha o dinheiro ou o investimento necessários.
  3. Eu não tinha as pessoas certas comigo.

Mas o que na verdade elas estão dizendo é:

  1. Eu não resolvia uma dor que o mercado tinha e que queria resolver.
  2. Eu não sabia como levantar o investimento necessário para fazer o negócio rodar.
  3. Eu não sabia o que estava fazendo e as pessoas que eu encontrei para me ajudar sabiam menos ainda.

A grande verdade é que:

O maior motivo pelo qual negócios de profissionais falham é – eles não sabem como vender os próprios serviços na quantidade necessária, na velocidade necessária e com a qualidade necessária para fazer o negócio rodar e se manter saudável ao longo do tempo.

Apenas ser competente resolvendo um problema de alguém não torna você capaz de vender os seus serviços de uma forma segura, previsível e escalável.

Muitos clientes quando me procuram me abordam com o seguinte frase – “minha maior dificuldade com marketing e vendas é conquistar clientes.”

E eu entendo isso.

Eu sei que no fundo eles estão falando a verdade. Mas o que eu também entendo é que grande parte do mercado não entende exatamente o que isso significa.

O nível de resolução dessa frase é muito baixo.

É como dizer – O meu problema correndo a maratona é correr.

Você não identificou onde está o verdadeiro problema.

O segredo é fazer a pergunta certa.

Quando você faz a pergunta certa, você acelera o diagnóstico do problema e é capaz de buscar a solução correta.

E a pergunta certa é simplesmente – por que eu não consigo correr a maratona?

Isso desencadeou perguntas como:

  • Você tem algum problema de saúde ou dores na hora de correr?
  • Você tem uma estratégia para o começo da corrida?
  • Você tem uma estratégia para o meio da corrida?
  • Você tem uma estratégia para o final da corrida?
  • Você se preparou adequadamente para aplicar essas estratégias?
  • Você tem algum tipo de preparação pre-corrida?

A pergunta certa abre a porta para perguntas de alta resolução que podem ser diagnosticadas e resolvidas.

No caso – O meu problema é a falta de clientes – Isso não é o seu problema, isso é simplesmente a consequência de coisas que você não sabe, ou que você não faz bem ou que você deixa de fazer.

A pergunta certa nesse caso é: Por que eu não consigo conquistar clientes de forma consistente?

E embora exista muita teoria por aí, muitas táticas e gente falando o que você deve e não deve fazer, a melhor forma de responder essa pergunta é observando e identificando os padrões e as diferenças entre – os profissionais pros e os profissionais amadores.

  • Profissionais pros – dominam seus mercados e conquistam clientes todos os dias. Eles conquistam o reconhecimento, o estilo de vida e contribuição que merecem e desejem ao longo do tempo.
  • Profissionais amadores – Sofrem para ganhar tração em seus negócios e vivem com o sentimento de escassez de clientes. Permanecem no mercado até zerar os próprios recursos e lidam constantemente com insegurança e insatisfação.

Ao longo da minha jornada, eu identifiquei quatro diferenças fundamentais entre os pros e os amadores.

E é exatamente isso que vou compartilhar agora com você.

A propósito, se você quer aprender mais sobre como inspirar, atrair e converter clientes para o seu negócio, talvez você você se interesse em realizar o QUIZ COMECE PELA HISTÓRIA para testar as suas habilidades de aquisição de clientes. Basta clicar no link Optin – QCPH – Nosterdigital

1- Eles não são generalistas.

Profissionais Pros

Profissionais Pros controlam a própria estratégia.

Os pros sabem exatamente para quem estão vendendo, o que estão vendendo e como estão vendendo.

Os pros escolhem os seus clientes. Eles são especialistas e por causa disso são capazes de se diferenciar no mercado por qualidade e podem cobrar valores premium pelos seus serviços.

Eles aplicam estratégias de aquisição de clientes de acordo com suas necessidades e objetivos e se mantém fiéis ao seu plano de ação, sempre adaptando o plano conforme a necessidade.

Eles são consistentes naquilo que articulam para o mercado e por isso são lembrados e vistos como autoridade entre o seu público.

Profissionais Amadores

Os profissionais amadores não tem uma estratégia bem defina ou terceirizam a criação da própria estratégia.

Os amadores não sabem articular quem eles ajudam, o que oferecem e nem como oferecem.

Os amadores são escolhidos pela boa vontade de seus clientes. Eles são generalistas e por isso acabam sendo pressionados a se diferenciar preço e acabam cobrando menos do que merecem pelos seus serviços.

Eles aplicam estratégias de aquisição de clientes de acordo com o que está na moda ou daquilo que ouviram de algum “guru” de marketing digital. Eles são facilmente iludidos e acabam trocando o plano de ação a todo momento (ou nem sequer seguem um plano de ação).

Eles são inconsistentes com aquilo que articulam para o mercado e confundem a si mesmos e o próprio público sobre quem são e o que fazem.


2- Eles tem um processo bem definido para ganhar a atenção do seu público.

Profissionais Pros

Os pros sabem que eles competem primeiramente por atenção.

Eles utilizam mas a palavra “você” do que a palavra “eu” em seus ativos para conquistar atenção (anúncios / conteúdo).

Eles criam as próprias oportunidades. Eles sabem que existem 2 formas para conquistar a atenção de seu público: estratégias pagas e orgânicas. Ou seja, eles sabem quem devem investir dinheiro ou o próprio tempo e suor para conquistar clientes – Isso se reflete em entender exatamente quais as atividades chave, estabelecidas no plano de ação, que eles devem executar todos os dias para gerar oportunidades e conquistar clientes.

Eles se comunicam por meio de histórias relevantes para o público alvo e por isso são capazes de atingir o mercado com alcance e profundidade.

Eles jogam o jogo dos números. Eles sabem exatamente o quanto de tempo/energia ou dinheiro eles devem investir para ter os resultados que eles desejam.

Eles registram cada unidade de energia/tempo e dinheiro que eles investem todos os dias para conquistar clientes, para que eles possam analisar e otimizar o processo de captura de atenção e atração de clientes ao longo do tempo.

Profissionais Amadores

Os amadores acham que competem pelo tipo e número das qualificações que eles possuem.

Utilizam mais a palavra “eu” do que a palavra “você” eu seus ativos para ganhar atenção (anúncios/conteúdo)

Eles esperam a oportunidade chegar. Eles não sabem como aplicar (ou não conhecem) estratégias orgânicas e pagas de aquisição de clientes. Ou seja, eles não sabem quais são as atividades chave que eles têm que executar todos os dias para gerar oportunidades e conquistar clientes.

Eles se comunicam apenas oferecendo informações superficiais que eles acham ser de valor para seu público. Eles buscam apenas alcance e se esquecem da profundidade e por isso acabam sendo vistos como apenas mais um no mercado e acabam sendo ignorados na maior parte das vezes.

Eles jogam o jogo da fé. Eles esperam o telefone tocar dia após dia rezando para que milagrosamente seja alguém interessado em seus serviços pronto para contratá-los.

Quando as coisas não funcionam, eles se perguntam por que não está funcionando, e quando alguma coisa funciona, eles não entendem por que funcionou. Eles não controlam as atividades chaves que deveriam praticar todos os dias, não entendem o que atenção significa e por isso estão sempre lidando com o caos.


3- Eles tem um processo previsível e confiável para transformar a atenção e engajamento do seu público alvo em agendamentos e encontros estratégicos

Profissionais Pros

Eles sabem exatamente como direcionar e trabalhar a atenção e o engajamento que eles conquistaram e como converter isso em agendamentos.

Os pros sabem precisamente sobre o que precisam educar seus prospectos e o que precisam demonstrar ser verdade para inspirá-los a agendarem uma sessão estratégica com eles.

Eles sabem como filtrar seus prospectos ao longo do processo de atração e fazem a sessão estratégica apenas com os prospectos que identificam estar qualificados para a compra.

Eles sabem exatamente a taxa de conversão do processo de atração de clientes e por isso sabem exatamente o investimento necessário para realizar uma sessão estratégica com um prospecto qualificado.

Profissionais Amadores

Os amadores não sabem exatamente como transformar atenção e engajamento em agendamentos. Eles normalmente pulam essa etapa e logo após ganhar a atenção de alguém já pedem pelo agendamento.

Eles não sabem exatamente o que precisam demonstrar ser verdade ou como educar seus prospectos sobre o que fazem para inspirá-los realizarem um agendamento e por isso acabam ensinando um monte de tudo e muito de nada.

Os amadores fazem sessões estratégicas com todas as pessoas que eles têm a oportunidade de conversar, sem saber se eles estão qualificados para compra ou não, e por isso acabam dispersando muito tempo e tendo conversas de baixa qualidade.

Eles não tem a menor ideia da taxa de conversão do seu processo de atração de clientes e não sabem quanto custa para ter uma sessão estratégica com um prospecto qualificado, e por isso, rodam seus negócios baseado apenas na fé e esperança.


4- Eles tem um processo claro e consistente para converter esses agendamentos em clientes.

Profissionais Pros

Os pros alinham as expectativas e filtram seus prospectos pelo processo de atração, e por isso têm sessões estratégicas muito mais agradáveis e uma taxa de conversão de clientes muito mais alta.

Eles sabem como guiar uma conversa de venda e inspirar o seu prospecto a investir em suas ofertas e por isso conseguem cobrar valores mais do que justos pelos seus serviços.

Eles pensam ganha-ganha. Eles possuem um conjunto de ofertas gratuitas e pagas que garante o resultado que ele promete para o seu futuro cliente, ao mesmo tempo que maximiza os próprios ganhos.

Eles utilizam um script de vendas próprio de forma consistente e estão sempre analisando e otimizando o script.

Eles controlam a taxa de conversão da sessão estratégica em clientes e por isso sabem na ponta do lápis qual o custo de aquisição de um cliente e o retorno de cada centavo ou minuto que investem em seus negócios.

Profissionais Amadores

Os amadores não alinham expectativas e não filtram pelo processo de atração e por isso acabam tendo conversas estranhas e de baixa qualidade com seus prospectos.

Eles não sabem como guiar uma conversa de venda e inspirar seus prospectos a investirem no que eles oferecem, e por isso eles ficam reféns de preços baixos e da utilização de gatilhos mentais para converter um cliente.

Eles não possuem ofertas estruturadas (gratuitas e pagas) e se focam em oferecer habilidades e ferramentas. Não é claro a transformação que eles oferecem.

Eles não tem um script de vendas para seguir e não seguem nenhum padrão durante a conversa de venda e por isso não entendem o que funciona e o que não funciona.

Eles não sabem qual a taxa de conversão da sessão estratégica e não tem a menor ideia de qual o custo de aquisição de um cliente, e por isso, não possuem nenhuma segurança ou previsibilidade em seus negócios.


Você comete algum desses erros?

Chances são que se você não controla bem algum desses 4 pontos, você provavelmente não tem um negócio que gera os resultados que você gostaria e nem que te da a satisfação, a segurança e a qualidade de vida que você esperava – e você sabe disso. 

Ao final de tudo existe uma grande diferença fundamental entre os pros e os amadores.

Os pros pensam como investidores – eles possuem, sabem utilizar e buscam sempre analisar e otimizar o sistema de venda, para que seu retorno sobre o investimento seja de no mínimo 2:1 ou 100%, ou seja, para cada 1 real investido eles recebem 2 reais de volta – eles tem foco no investimento e no ganho a longo prazo, e por isso dominam cada vez mais o mercado e conquistam clientes todos os dias.

Os amadores pensam como participantes da corrida dos ratos – Eles não tem, não sabem como construir e não buscam investir no próprio sistema de aquisição de cliente que é motor de seus negócios. Eles seguem práticas confusas que estão na moda, esperando apenas pelo retorno financeiro necessário para pagar as contas no final do mês – eles tem foco nas perdas e no ganho a curto prazo, e por isso, não devem permanecer no mercado por muito mais tempo – o mercado é competitivo e não há mais espaço para profissionais que não se levam a sério.

Resumo

Os pros sabem conquistar clientes de forma consistente e por isso conquistam o estilo de vida, o reconhecimento e a contribuição que desejam.

Para realizar isso eles se focam em quatro pilares fundamentais. Eles sabem que precisam ter:

  1. um nicho definido e resolver um problema específico.
  2. um processo bem definidas para conquistar a atenção do seu nicho
  3. um processo previsível capaz de atrair, filtrar e transformar a atenção do seu público em agendamentos para uma sessão estratégica.
  4. um processo comprovado que conduz as pessoas pela sessão estratégica e inspira elas a se torarem clientes.

Se você é um profissional que diz que o seu maior problema em marketing e vendas é conquistar clientes, a pergunta que eu tenho para você é – o quão competente você é trabalhando e executando sobre esses 4 pilares?

Você deseja continuar sendo um amador ou deseja passar para o time dos pros e realmente fazer a diferença?

Execute sobre esses 4 pilares e você verá grandes resultados no seu negócio e na sua vida.

Antes que eu me esqueça, se você quer se aprofundar mais sobre como inspirar, atrair e converter clientes para o seu negócio, talvez você se interesse em realizar o QUIZ COMECE PELA HISTÓRIA para testar suas habilidade de aquisição de clientes. Basta clicar no link Optin – QCPH – Nosterdigital

Pedro Raimundo

Pedro Raimundo

Eu ajudo profissionais e especialistas a conquistarem clientes de forma consistente e a escalarem seus negócios de forma mais previsível e controlada.

Relacionados

O Método Evolutivo e os 4 Grandes Erros que Impedem Você de Conquistar Clientes com Consistência e Aumentar os Resultados do seu Negócio.

O Método Evolutivo e os 4 Grandes Erros que Impedem Você de Conquistar Clientes com Consistência e Aumentar os Resultados do seu Negócio.

O objetivo desse texto é ajudar você a identificar os 4 maiores erros que você pode cometer que impedem você de conquistar os resultados que você deseja dentro do seu negócio e no seu processo de aquisição de clientes, e também, oferecer uma solução para você supere esse erros – o método evolutivo

ler mais

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *