Os 3 Tipos de Tráfego – O que Poucos Profissionais Sabem sobre Rodar Anúncios Online e Por que Acabam Pagando Caro por isso.

por | mar 25, 2020 | Atração de Clientes, Estratégia Digital

Se você é alguém com dificuldades em gerar resultados positivos para o seu negócio a partir campanhas no Facebook ou no instagram, esse texto pode te ajudar.

Muitos profissionais tentam se aventurar fazendo campanhas online, principalmente no Facebook e no Instagram, na esperança de alavancar os resultados de seus negócios,

E muitos quando me procuram me contam sobre as dificuldades que enfrentam para gerar resultados tangíveis para seus seus negócios a partir de anúncios online.

E eu entendo toda essa insatisfação. Investir dinheiro em algo que não de ta retorno de alguma forma significativa é uma grande perda de recursos.

Mas se você entender o que está fazendo e os requisitos para o sucesso dos seus anúncios, isso pode ser uma grande mina de ouro.

A realidade é que essas plataformas deixaram o processo para criar anúncios tão fácil, que hoje, qualquer um pode apertar aquele famoso botão de “impulsionar publicação” e alcançar milhares de pessoas com apenas alguns reais investidos.

Mas se você tem um pouco de clareza sobre como utilizar anúncios online para multiplicar os seus resultados, você deve entender que apenas apertar o botão de impulsionar é um grande desperdício de dinheiro.

E é por isso que a grande maioria dos profissionais e especialistas não vêem nenhum tipo de retorno sobre seus investimentos em anúncios e passam a acreditar que aquilo não funciona ou que não serve para o negócio deles.

Mas isso só é verdade para quem não sabe o que está fazendo.

Se você entender as regras de jogo e o que é necessário para conquistar bons resultados de suas campanhas online, você vai ser capaz de escalar o seu negócio de forma consistente e previsível com muito menos esforço e muito mais rápido.

E existe um grande fator que deve ser respeitado para garantir o sucesso dos seus anúncios online.

E eu fico surpreso como mesmo os “especialistas de marketing” e as grande “agências de marketing” não implementam isso para seus clientes.

E esse fator não é exatamente a sua copy (texto do anúncio) ou o seu criativo (imagem ou vídeo utilizado no anúncio) ou a audiência que você seleciona para direcionar o seu anúncio ou quanto você investe.

Claro, todas essas coisas são importantes em determinado momento. Mas se você não acertar esse grande fator, nada realmente importa.

Mas qual é esse grande fator que deve ser respeitado – você pode estar se perguntando?

E a resposta é – respeitar a jornada do cliente.

A jornada do cliente é o caminho pelo qual uma pessoa deve passar para investir nos produtos e serviços que você oferece.

Ja abordamos sobre a jornada do cliente em artigos anteriores.

Se você é alguém interessado em saber mais como ela funciona, eu explico ela bem em detalhes no meu treinamento online gratuito.

A jornada do cliente pode ser simplificada e dividida em 3 tipos de tráfego:

  1. Tráfego Frio
  2. Tráfego Morno
  3. Tráfego Quente

Ao rodar anúncios online, o seu trabalho é chamar a atenção de alguém que faz parte do tráfego frio e acompanhá-lo pela jornada do cliente (ir aquecendo a pessoa) até o momento que ele se converte em um cliente.

Parece simples certo?

Bem, pode até parecer simples, mas aqui está o problema:

A forma como você se comunica e o que você mostra para cada tipo de tráfego importa. E a grande maioria dos anunciantes não respeitam ou não sabem lidar com esses diferentes contextos em seus anúncios.

A grande parte dos profissionais anunciantes criam anúncios e tentam se comunicar com seus públicos sem o contexto correto. E a consequência disso é um baixo desempenho e resultados negativos.

Vamos analisar melhor o que são e como lidar com cada um dos 3 tipos de tráfego e o que cada um deles deve ter para um melhor desempenho.

Tráfego Frio

Tráfego frio são todas as pessoas que tem o potencial para se tornarem seus clientes mas nem ao menos conhecem você ou o seu negócio.

Se alguém não te conhece, a primeira coisa que você deve fazer é se apresentar e esclarecer o problema que você resolve.

E é aqui que a maioria dos profissionais falham.

Eles tentam explicar e vender a solução que eles oferecem.

Mas a verdade é que o seu potencial cliente muitas vezes ainda nem sabe que tem um problema.

Logo, ele não consegue entender por que a sua solução é relevante para ele, e por isso ele vai te ignorar.

O que esse tráfego precisa é de “conteúdo de ativação”.

São conteúdos que fazem ele entender que ele tem um problema, que existe um futuro melhor para ele.

Esse tipo de conteúdo faz o seu potencial cliente entender a necessidade de transformação ou de mudança para conquistar o que ele deseja ou superar alguma dificuldade.

Isso é o que vai inspirar esse público a saber mais sobre o que você oferece e como você oferece.

O conteúdo para esse tipo de tráfego não é sobre você e sobre suas ofertas.

É sobre eles, é sobre o que eles desejam, é sobre por que eles não tem o que tanto querem, e os problemas que eles enfrentam.

Isso é o que vai chamar a atenção das pessoas e causar o que eu chamo de “conexão por empatia”.

Sempre que você é capaz de articular para alguém a dor que ela sente melhor do que ela mesmo entende e explicar o por que ela sente essa dor, você vai conquistar a atenção das pessoas e se posicionar como autoridade.

E é isso que esse tipo de tráfego frio realmente precisa, e você faz isso por meio de conteúdo de ativação em seus conteúdos e anúncios para públicos que não te conhecem.

Tráfego Morno

Tráfego morno são todas as pessoas que já ouviram falar de você e que entendem o problema que você resolve, mais ainda não se tornaram um cliente.

Essas são pessoas que já visitaram o seu website, que já consumiram seu conteúdo gratuito, que já te seguem nas redes sociais, mas que ainda não se comprometeram a investir naquilo que você oferece.

Quando foi a última vez que você viu o conteúdo de alguém online pela primeira vez, ou que você visitou um website de alguém, e que você entrou em contato com eles decidido a investir naquilo que eles ofereciam?

Provavelmente isso não é algo muito comum, principalmente quando estamos falando de ofertas de alto valor.

E embora a maioria concorde que isso não é comum, é exatamente isso que a maioria espera que aconteça.

Aqui está uma boa visão do que precisa ocorrer com esse tipo de tráfego para inspirar-lo a investir naquilo que você oferece.

Nesse momento, essas pessoas já devem entender o problema que você resolve. O que elas precisam entender agora, antes de se comprometerem com um investimento, é entender mais sobre COMO você resolve esse problema.

Esse tipo de tráfego precisa entender melhor sobre a sua solução e como você é capaz de resolver o problema que eles possuem.

Aqui você deve começar a introduzir características da sua solução que são fundamentais para que essas pessoas resolvam o problema tem.

Elas precisam começar a entender exatamente o que precisam fazer para conquistar o que desejam, mas sem saber exatamente como fazer.

E é nesse momento que você deve apresentar a sua oferta. A sua oferta nada mais é do que o conjunto de soluções capaz de resolver um problema doloroso para o seu público.

Portanto, o tráfego morno deve ouvir mais os “comos” da sua oferta para superar suas objeções e seguir em frente na jornada do cliente até o momento da compra.

Ele precisa ver e entender melhor como você é capaz de gerar a transformação que eles tanto buscam.

Tráfego Quente

Tráfego quente é formado por pessoas que te conhecem, que confiam em você e que já fizeram algum comprometimento para comprar algo de você.

O seu trabalho não é apenas conquistar novos clientes. Dependendo do seu modelo de negócio, trazer clientes antigos para novas ofertas também pode ser uma ótima ideia para alcançar o seu negócio.

Você deve ter uma lista de contato de seus clientes. Esse é o seu público quente.

Normalmente é para esse público que você apresenta ofertas de alto valor (R$5.000 ou mais).

Dependendo da experiencia inicial que tiveram com seus serviços, esse público vai estar mais disposto a fazer grandes comprometimentos.

Por isso é fundamental que você entregue o seu melhor para seus clientes e ajude-os a conquistar os resultados que eles tanto desejam, sempre.

Esse é o principal objetivo de qualquer negócio, resolver um problema para alguém e ser pago por isso.

A forma como você se comunica com esse tipo de tráfego é diferente, dependendo da sua escada de valor e conjunto de ofertas, o que esse público deve ouvir para voltar a fazer negócio com você é diferente.

Mas o que eles precisam ver ou ouvir para voltar?

Bem, a resposta para isso está na sua jornada de transformação que é formada pelas suas ofertas.

Se você não entende a transformação que o seu cliente deve passar para conquistar o que deseja, você não vai saber o que oferecer para ele na ordem correta.

Mas se você entende exatamente a transformação que o seu cliente busca, você sabe exatamente que solução oferecer e quando oferecer.

E isso forma a sequência correta de ofertas que gera a transformação total que o seu cliente deseja e vai estar disposto a investir.

Logo que o tráfego quente deve ouvir, depende da sua jornada de transformação – mas isso é assunto para outro artigo.

Conclusão

Se você deseja ter resultados positivos dos seus anúncios, você deve aprender a se comunicar com o seu público de forma contextual.

O seu seu público pode ser dividido em 3 tipos de tráfego.

Tráfego Frio – pessoas que não te conhecem mas que sofrem do problema que você resolve,

Tráfego Morno – pessoas que já ouviram falar de você e que agora querem entender COMO você resolve esse problema

Tráfego Quente – pessoas que já investiram nas suas ofertas e que agora desejam alcançar ainda mais dentro da transformação que você oferece.

Se você conseguir alinhar o conteúdo que você distribui em seus anúncios com esses 3 tipos de tráfego, você com certeza mais experimentar resultados bem superiores aos quais você pode estar tendo.

Sem isso, você vai apenas continuar desperdiçando seus recursos ao rodar anúncios.

Pedro Raimundo

Pedro Raimundo

Eu ajudo profissionais e especialistas a conquistarem clientes de forma consistente e a escalarem seus negócios de forma mais previsível e controlada.

Relacionados

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *